14/09/2010
50 anos de integração latino-americana
Rubens Antonio Barbosa, Presidente do Conselho de Comercio Exterior da Fiesp

O Itamaraty celebrou o cinqüentenário da criação, em 1960, da Associação Latino Americana de Livre Comércio (ALALC), pelo Tratado de Montevidéu, com encontro para examinar a evolução do processo de integração latino-americana.

No último meio século,os principais marcos da aproximação comercial entre os países da região foram a substituição da ALALC, em 1980, pela Associação Latino-Americana de Integração (ALADI), a criação da Comunidade Andina de Nações (CAN), em 1985, o estabelecimento do Programa de Integração e Cooperação Brasil-Argentina (PICE), em 1988, e o Tratado de Assunção, que criou o Mercosul, em 1991.

Sob forte influência da CEPAL, a partir dos anos 50, a substituição de importações constituiu-se no elemento central das políticas econômicas dos países sul-americanos, que, naquela época, em sua maior parte, estavam voltados para o desenvolvimento do seu mercado interno. Os dois Tratados de Montevidéu, de 1960 e 1980, que passaram a regular as relações comerciais entre os países da America do Sul e o México, foram negociados nesse contexto.

Com a introdução dos princípios de maior flexibilidade, bilateralidade e convergência nas negociações comerciais, os governos procuraram dar mais agilidade ao processo de integração e torná-lo mais atrativo para acordos de abertura de mercado, como o PICE, a CAN e o Mercosul.

Ao mesmo tempo, germinavam as sementes de uma nova fase do processo integracionista, verdadeiro divisor de águas nas conversações para a integração regional, visto que as condições estruturais existentes em meados de 1980 eram diferentes daquelas que haviam prevalecido nos 25 anos anteriores.

A crise da balança de pagamentos gerada pela alta dos preços do petróleo, pelo problema da divida externa e pelo esgotamento do modelo de substituição de importações, só fez estimular essa tendência. Na medida em que reduziam as restrições quantitativas e os níveis de proteção tarifária e dotavam suas políticas comerciais de instrumentos de aplicação transparente, ágil e não discriminatória, os países da América Latina passaram por uma fase de liberalização progressiva.

Com o restabelecimento dos governos civis, inaugurou-se uma fase de intensos contatos de alto nível, inclusive presidenciais, no âmbito do Mercosul e da CAN que, em nossos dias, culminaram, com a criação de outras instituições como a União das Nações Sul-Americanas (UNASUL) e a Comunidade de Estados da America Latina e do Caribe (CELAC), uma das novas marcas do processo de integração regional.

Apesar desse avanço nas negociações, até hoje permaneceram, em linhas gerais, as razões estruturais, de política interna e externa, e técnicas que explicam o insucesso do esforço integracionista, com base nas regras e nas negociações no âmbito da ALADI.

Ao longo dos 50 anos de negociações, algumas características marcaram especialmente as ações e os entendimentos da ALALC, da ALADI e agora do Mercosul. Nesse encontro do Itamaraty apresentei um decálogo que pode explicar os avanços e as dificuldades vividas pelos negociadores governamentais e pela empresas interessadas na abertura do mercado regional:

- O governo brasileiro esteve na raiz de todas as principais iniciativas de integração comercial da região (ALALC, ALADI, PICE e MERCOSUL), oferecendo forte impulso político no lançamento das negociações e no seu desenvolvimento, sem receber apoio dos demais países.

- O apoio ao processo negociador sempre se deu pela ação preponderante das chancelarias e dos interesses de política externa e não da área econômica.

- Por ser conduzido pelos ministérios do exterior, até hoje ainda não se conseguiu inocular a cultura da integração no âmbito dos governos como um todo, especialmente na área econômica.

- Desde seu inicio, o processo de integração comercial teve de conviver com a contradição entre os programas econômicos internos e as propostas de aproximação entre os sistemas produtivos.

- O protecionismo sempre esteve presente ao longo dos 50 anos: desde a aplicação da política de substituição de importação com a proteção das indústrias nacionais até a existência de listas de exceção para evitar a livre competição em determinados setores.

- A relutância do empresariado privado, interessado na preservação das reservas de mercado, em aderir plenamente às negociações foi um fator negativo para a ampliação das áreas de cooperação e de integração do setor produtivo.

- Mais do que um saudável impulso visionário de futuro, as negociações demonstram um irrealismo gritante das propostas temporais para a formação da área de livre comércio e o mercado comum, talvez pela preponderância das chancelarias nas negociações.

- Vistas sempre como uma iniciativa de política externa, o processo de integração regional sempre se ressentiu da ausência de vontade política dos governos e do setor privado para levar adiante e aprofundar as propostas.

- A visão comercialista sempre esteve em contraposição a uma percepção mais ampla que incluiu considerações de natureza política e social, por influência do Brasil e da Venezuela.

- Desde o início até os dias de hoje, sempre existiu uma enorme distância entre a retórica governamental, positiva e favorável à integração, e a dura realidade das dificuldades e dos fracassos do processo integracionista.

Passados 50 anos do inicio do processo de integração, a região nunca esteve, como agora, tão desintegrada pelos atritos comerciais e pelas rivalidades políticas existentes, sobretudo a partir da criação da ALBA venezuelana. O Brasil, pela primeira vez, perdeu a iniciativa conduzir o movimento, ficando a reboque de uma agenda que não é a nossa, promovida pela Argentina e pela Venezuela.

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